Pílulas de Mudança

padrao-site
Escrito por Daniela Faertes

Se você é daqueles que tem problemas de “freio”, ou seja, dificuldade de controlar alguns impulsos e excessos que te causam prejuízos associados a agressividade, comida, compras, bebidas, sexo, entre outros, e se resigna ao fato desta característica ser genética ou de personalidade, saiba que recentes pesquisas demonstram que este controle é uma habilidade, e portanto pode ser adquirida e treinada.

O laboratório do comportamento da Universidade de Utah, vem elaborando inúmeros estudos, que comprovam que algumas técnicas como distração e distanciamento aumentam em 50 % a chance dos participantes resistirem a uma gratificação imediata em prol de uma recompensa melhor posterior. No grupo controle onde não são aplicadas nenhum treinamento dessas habilidades apenas 15 % “naturalmente” resiste.

#ficaadica #semdesculpas #mudancadecomportamento #bem-estar

Sobre a autora

Daniela Faertes

Daniela Faertes é psicóloga, especialista em terapia cognitiva e mudança de comportamentos prejudiciais. Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) se especializou em renomados institutos nos Estados Unidos da América.

Especializou-se também pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), IPUB – UFRJ e Instituto Albert Einstein em temas específicos. Atuou no Serviço de Psiquiatria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e, como supervisora, coordenou o núcleo de tabagismo e criou o setor de amor patológico. Atualmente, é uma das pioneiras em trazer para o Brasil os novos modelos e técnicas de Psicoterapia Cognitiva (Dialectical behavioral Therapy, ACT, Mindfullness).

É membro da American Cognitive Therapy Association e professora convidada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro da graduação e pós-graduação e clinica nas áreas de mudança comportamental, bem-estar, transtornos psiquiátricos, dependência química e outras compulsões.

Além disso, possui ainda trabalho voltado para as áreas do comportamento social (relacionamentos disfuncionais, orientações para pais, novas famílias, dinâmicas empresariais e coaching).

Atuou como psicóloga do projeto Humaniza SUS, do Ministério da Saúde, com foco em mudança de comportamento institucional e qualidade de vida. Conferencista de congressos nacionais e internacionais.

Hoje, é Diretora do Espaço Ciclo no Rio Janeiro, palestrante e supervisora clínica e de Grupos de Estudo em Terapia Cognitivo. Busca manter-se em constante reciclagem, sendo audiência ativa no New York Academy of Medicine, Albert Ellis Institute e Addiction Institute, Beck Institute (PA).

Deixe um comentário